quarta-feira, 16 de setembro de 2009

sobre Luciana Savina


Savina, começou sua trajetória musical em 1997 no estado de Goiás, mas precisamente na cidade de Goiânia. Antes desse ano já se apresentava nas celebraçoes familiares e também nas casas noturnas direcionadas à música e também fazia parte do Grupo de Teatro Guará, dirigido por Samuel Baldani. Nessa mesma época conheceu Luiz Renato, colega da Faculdade de Direito e sobretudo bom guitarrista. Estreiou o show batizado de Populares, no Centro Acadêmico de Direito, da UCG, em setembro do já citado ano de 1997.

No início de 1998 conhece o vilonista Gustavo Ribeiro; em 1999 juntamente com outros artistas de diversos segmentos realizam o evento Arte Mulher que aconteceu no Teatro Pyguá no Centro Cultural Martim Cererê, sendo de boa importância para o público e os artistas de Goiânia que estavam de comum acordo quanto ao renascimento das manifestações artisticas da cidade.

Nesse mesmo ano é realizado ainda no Martim Cererê, Teatro Yguá e também no projeto Um Gosto de Sol ( Praça do Sol ) o concerto Leve e Ligeiro reverenciando a MPB e apresentando músicas de Fausto Noleto, Bororó, Pádua e Deuller Andrade compositores Goianos.
Savina foi acompanhada pelo violonista Gustavo Ribeiro e pelos percussionistas Luiz e Edilson Moraes.

No ano 2000 forma-se em Direito e segue para Tabocas do Brejo Velho para visitar irmã e sobrinhos que fixavam residência nessa pequena cidade do Oeste da Bahia. Depois de três meses entre o azul e muito espaço, segue para Salvador participando do grupo de percussão regido por Bira Reis, no Centro Histórico do Pelourinho. Por ali viveu exatos dez meses, retornando para Goiânia, com a finalidade de retomar as buscas profissionais relativas à música nessa região. Encontra-se então com João Alberto e Gustavo Ribeiro, estimados parceiros e segue pelo circuito musical do estado, destacando-se Pirinópolis ( Festival Primavera ) e Goias Velho onde acontece o Festival Internacional de Cinema e Meio Ambiente.

Em novembro de 2002, dia 25 fixa residência no Rio de Janeiro e a partir daí enfatiza-se à necessidade de compor um repertório inteiramente autoral. No meio da complexidade dessa cidade, Luciana Savina conhece no momento de sua chegada a celebre Lapa e o charmoso bairro de Santa Teresa, dois pontos de muita música, dança, artes plásticas e cinema. Participou do musical "Raul Fora da Lei "e " A Era dos Festivais " peças de teatro dirigidas por Roberto Bomtempo,
no cinema atuou como assistente de produção e atriz no filme "Ruptura Nua" de Rosa Maria Guimarães, estrelando Juliana Solari.

Participou também do grupo de dança do coreógrafo Marcos Senna e seguiu principalmente como auto didata nos estudos musicais destacando-se o canto e a percussão.

Em 2006 estréia Show Musical com o Grupo Luciana e Bando, com composições própias destacando-se Algo impressionante, gravado no Album Nós e o Rio, produzido por Marcelo Pfeil da cantora Márcia Lisboa. O grupo Luciana e Bando apresentou-se no Espírito da Artes, Humaitá e no Primeiro Carnaval das Culturas, no Aterro do Flamengo.

Em 2007 segue para Itália, realizando por três semanas, show no Kubenet, cidade Este;
acompanhada pelo violonista Rocca.
Em 2008 estréia no Rio de janeiro , Show Pés de Dança, com músicas novas, tais como, " Nos Embalos de Tantos Ais" , "Caí na Gandaia" e "Opostos" .

Em 2009 será lançado o primeiro album , Pés de Dança, com sete musicas autorais e uma do cenário da MPB, marcando assim uma trajetória de quase doze anos de carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário